AnimaisNatureza

15 espécies de pássaros incríveis pra você conhecer.



A arte de observar pássaros é apreciada por muitos milhões em todo o mundo. No entanto, para ver as espécies mais espetaculares de pássaros exóticos, você terá que viajar bastante! Aqui está um resumo de 15 das espécies mais belas e raras de pássaros coloridos que, infelizmente, estão em risco de extinção. Faça um bom passeio de observação de pássaros direto do seu assento!

 

1- Galo-da-serra-andino

Galo-da-serra-andino
Um pássaro quase bonito demais para acreditar, essas criaturas coloridas residem nas montanhas dos Andes da América do Sul. Eles se aninham entre as rochas para esconder sua aparência extraordinária que atrai águias e onças-pintadas. Essas aves têm maravilhosas cristas em forma de pompom no topo de seus bicos, usadas durante a estação de acasalamento para atrair e impressionar as fêmeas.

 

2- Motmot de cor turquesa

Motmot de cor turquesa
Outro pássaro cheio de cores impressionantes, o Motmot de turquesa pode ser encontrado nas áreas tropicais da América do Sul, embora as origens do pássaro remontem à Suíça. Eles vivem nas densas florestas tropicais, onde tentam se misturar com suas cores brilhantes para se esconder das presas. Sua plumagem é extremamente macia e possui uma cauda que pode se mover em qualquer direção. E… Ele é bem pequenininho. rs

 

3- Kakapo

kakapo
O kakapo, ou o papagaio coruja, é um dos papagaios noturnos mais estranhos e raros do mundo. Este pássaro não voa, mas é um dos pássaros de vida mais longa. Esses papagaios também são muito pesados e grandes, atingindo um peso de cerca de 3.5kg e uma altura de cerca de 60cm. Os kakapos são comuns na Nova Zelândia e são conhecidos por serem animais extremamente inteligentes, apegando-se a pessoas que são gentis com ele. Infelizmente, o Kakapo está quase extinto e é considerado “criticamente ameaçado” por muitos especialistas em aves.

4- Pitohui com capuz

Pitohui com capuz
O Pitohui com capuz é o famoso pássaro canoro da Nova Guiné com plumagem preta e laranja brilhante. É considerado o único pássaro venenoso do mundo, pois suas penas podem causar uma sensação de queimação. O pássaro é venenoso porque come besouros Melyrid, que são venenosos. Sua plumagem brilhante tem como objetivo alertar outras aves e espécies para não comê-los. “Caiam fora pois eu dou dor de barriga!”

 

5- Quetzal

Quetzal
Os Quetzal são pássaros de cores chocantes, são comuns no oeste do México e na Guatemala. Historicamente, eles eram sagrados para o povo maia e asteca, que acreditavam que o Quetzal era o Deus do Ar, e usavam suas penas de cauda verde em cerimônias espirituais. O pássaro habita a floresta fria da montanha, e durante as estações secas, pousam a uma altura de quase 10.000 pés!

 

6- Mutum-grande

Mutum-grande
O Mutum-grande é um pássaro enorme, como o nome já diz, semelhante a um faisão e que reside nas florestas tropicais do México e da América Central. Este pássaro pode atingir um comprimento impressionante de 1 metro e pode pesar mais de 7 kilos! O Mutum-grande passa a maior parte do tempo em copas e ninhos em altitudes de até 30 metros. O pássaro é muito sensível à presença humana e deixará a área com a menor indicação de pessoas.

 

7- Martim-pescador

Martim-pescador
O martim-pescador está distribuído por todo o Saara no sul da África. O martim-pescador alimenta-se mergulhando na água para capturar pequenos peixes e vermes e pode estimar as profundidades da água com muita precisão. Enquanto debaixo d’água, os olhos do pássaro são cobertos com uma pele protetora especial que o permite ver.

 

8- Calau-de-capacete

Esta ave muito grande é comum na península da Malásia, nas áreas de Sumatra e Bornéu, entre a Malásia e a Indonésia. Eles são os maiores pássaros da espécie “rinoceronte” na Ásia, com bicos feitos de osso puro que constituem até 10% do seu peso. Infelizmente, o capacete em seus bicos é coletado como material para artesanato, apesar de serem considerados “quase ameaçados” pela maioria das principais autoridades da natureza. Eles têm um canto de pássaro muito incomum que se assemelha a um riso musical.

 

9- Jacu-cigano

O Jacu-cigano é outro pássaro do tamanho de um faisão encontrado nos pântanos, manguezais e florestas da Amazônia na América do Sul. Eles também são conhecidos como “pássaros fedorentos” porque passam a maior parte do tempo descansando nos galhos, digerindo seus alimentos. Esses pássaros têm duas garras em cada uma das asas, usadas para escalar árvores e capturar presas.

 

10-  Boca-de-sapo

O Boca-de-sapo vive na Índia e no Sri Lanka nas profundezas das florestas tropicais. O pássaro é conhecido por sua capacidade de se misturar ao ambiente e possui notáveis habilidades de camuflagem. Este pássaro é chamado de ‘boca de sapo’ porque tem uma boca muito larga e se alimenta de pequenos insetos, animais e sapos.

 

11- Astrapia de cauda de fita

Às vezes chamado de Pássaro Negro do Paraíso, a existência da Astrapia com Cauda de fita foi descoberta em 1939, quando os pesquisadores avistaram suas penas de cauda incomumente finas e longas no chapéu de um aborígine na Nova Guiné. O comprimento de suas penas de cauda pode chegar a quase 1 metro e são sempre brancas nos machos, representando um forte contraste com seus corpos pretos aveludados e plumagem frontal verde oliva / turquesa. Como a espécie é caçada por suas penas, é considerada “quase ameaçada” por especialistas.

 

12- Pássaro guarda-chuva

O Pássaro guarda-chuva pode ser encontrado em áreas muito limitadas do oeste da Colômbia e do Equador e atinge um tamanho impressionante de cerca de 50cm, fazendo dele uma presa fácil para caçadores. Os machos têm um saco na garganta incomum de até 35cm coberto de penas que se assemelham a escamas. Durante o período de acasalamento, o saco é inflado para atrair fêmeas, com um grito baixo que soa semelhante a um rosnado e balido (som de um cordeiro). Eles também são considerados uma espécie ‘vulnerável’ por especialistas em conservação.

 

13- Viúva-rabilonga

A Viúva-rabilonga é uma espécie comum nas savanas e planícies da África do Sul. Os machos têm uma pena de cauda muito longa que atinge um comprimento de cerca de 50cm. Durante o vôo, eles exibem sua plumagem para atrair fêmeas. Os pássaros são polígamos e, em média, existem cerca de cinco fêmeas por grupo familiar.

 

14- Grande ave-do-paraíso (Woo Hoo)

Do sudoeste da Nova Guiné e das Ilhas Aru da Indonésia, a Grande ave-do-paraíso é uma ave extraordinária que também é conhecida como a “ave do paraíso sem pernas”. Isso ocorre porque, nos séculos 18 e 19, suas peles foram enviadas para a Europa sem pernas, levando ao equívoco de que os pássaros eram visitantes do paraíso que nunca tocaram a terra até sua morte. Felizmente, o pássaro está protegido hoje e é classificado como ‘menos preocupante’ pelas agências de conservação.

 

15- Pato-mandarim

Este pássaro fabuloso só pode ser encontrado no sudoeste da Ásia, no Extremo Oriente da Rússia durante o verão e na China e no Japão no inverno. O pássaro é tão rápido que decola quase na vertical. Esse tipo de pato raramente mergulha e geralmente preferem pousar nos galhos das árvores ou relaxar nas rochas. Este pássaro especial é altamente respeitado e valorizado na sociedade asiática.

 

A natureza cria verdadeiras obras de arte não é?! Esses pássaros são incríveis.
Se você gostou, não se esqueça de compartilhar com seus amigos! 😉



Deixe uma resposta